As doenças pulmonares relacionadas ao trabalho se agravam em determinados ambientes. Elas são causadas pela exposição a certos contaminantes por um longo prazo e podem ter efeitos duradouros, mesmo após o término dessa exposição.
Partículas no ar de muitas fontes causam esses problemas pulmonares. As fontes incluem fábricas, chaminés, exaustão, incêndios, mineração, construção e agricultura. Quanto menores forem essas partículas, mais danos podem causar aos pulmões, uma vez que as partículas menores são facilmente inaladas.
Principais doenças respiratórias no trabalho
Dentre os principais problemas respiratórios, podemos citar:
Asbestose
Esta condição é causada quando uma pessoa respira pequenas fibras de amianto. Com o tempo, isso leva a cicatrizes pulmonares e a um tecido pulmonar rígido. Muitas vezes está relacionado com o trabalho na construção.
Pneumoconiose do trabalhador de carvão ou doença pulmonar negra
É causada pela inalação de pó de carvão. Pode ocasionar inflamação pulmonar e cicatrizes, com danos pulmonares duradouros (permanentes) e falta de ar.
Silicose
Esta condição é causada pela inalação de sílica cristalina transportada pelo ar. Esta é uma poeira encontrada no ar de minas, fundições e operações de detonação. Também é encontrada no ar das instalações de fabricação de pedra, argila e vidro.
Pode causar cicatrizes nos pulmões. Também pode aumentar o risco de outras doenças pulmonares.
Bissinose
Isso é causado pela inalação da poeira do processamento de cânhamo, linho e algodão. Causa aperto no peito e falta de ar. Afeta os trabalhadores têxteis, especialmente aqueles que trabalham com algodão em bruto.
Pneumonite por hipersensibilidade
Esta é uma doença pulmonar alérgica. É causada por uma inflamação pulmonar que acontece pela respiração de muitas substâncias diferentes. Estes incluem esporos de fungos, bactérias, proteínas animais ou vegetais ou certos produtos químicos. Eles podem vir de feno mofado, excrementos de pássaros e outras poeiras orgânicas.
A doença causa bolsas de ar inflamadas nos pulmões. Isso leva a tecido cicatricial fibroso nos pulmões e dificuldade para respirar. Existem diferentes formas desta doença, dependendo do trabalho.
Asma relacionada ao trabalho
Isso é causado pela inalação de poeiras, gases, fumaças e vapores. Seus sintomas incluem asma, tosse crônica e chiado no peito. Esta condição pode ser revertida se diagnosticada precocemente.
Você está em maior risco de contrair esta doença se trabalhar em determinados ambientes. Isso inclui operações de fabricação e processamento, agricultura, cuidados com animais, processamento de alimentos, indústrias de algodão e têxtil e operações de refino.
O que causa doenças pulmonares relacionadas ao trabalho?
Certos tipos de trabalho colocam você em maior risco para isso do que outros. Por exemplo, trabalhar em uma indústria pode expô-lo a produtos químicos, poeiras e partículas minúsculas.
A maioria das doenças pulmonares relacionadas ao trabalho é causada por exposição repetida e prolongada. Mas mesmo uma exposição única e grave a um agente inseguro pode danificar os pulmões.
Quais são os sintomas de doenças pulmonares relacionadas ao trabalho?
Os sintomas de cada pessoa podem variar. Os sintomas comuns de doenças pulmonares incluem:
- Tosse
- Falta de ar, que muitas vezes piora com a atividade
- Dor no peito
- Aperto no peito
- Padrões respiratórios anormais
Os sintomas de doenças pulmonares relacionadas ao trabalho podem se parecer com outras condições ou problemas de saúde. Sempre converse com um profissional de saúde para um diagnóstico.
Como são tratadas as doenças pulmonares relacionadas ao trabalho?
Não há cura para a maioria das doenças pulmonares relacionadas ao trabalho. Então, nesse caso, prevenir é realmente o melhor remédio. As medidas preventivas incluem:
- Não fume. Fumar pode aumentar o risco de doenças pulmonares relacionadas ao trabalho.
- Use os EPIs corretos. Esses dispositivos incluem máscaras faciais ou respiradores, como a Máscara PFF2.
- Entenda os riscos de doenças pulmonares no trabalho. Use proteção para reduzir seu risco.
- Um especialista em saúde ocupacional pode avaliar um local de trabalho quanto aos riscos de doenças pulmonares relacionadas ao trabalho. Os empregadores também podem proteger os trabalhadores seguindo os regulamentos de segurança e saúde.
Aproveite para proteger a sua equipe escolhendo EPIs de qualidade, com Certificado de Aprovação e Selo do INMETRO, como as Máscaras N95 (PPF2) da Suprema Air. Conheça nossos produtos!
Abraços e até o próximo conteúdo.
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória