Respiradores PAPR: tudo o que você precisa saber

Início » Respiradores PAPR: tudo o que você precisa saber

Respiradores PAPR: tudo o que você precisa saber

A exposição a gases tóxicos, vapores e gotículas infecciosas são riscos presentes em alguns espaços laborais e que necessitam de atenção.

A redução dos riscos se faz por meio de planejamento e tomada de medidas de segurança visando a proteção respiratória de todos os profissionais imersos em ambientes de riscos.

Nesse artigo apresentamos práticas de segurança para reduzir a exposição de profissionais a esses perigos respiratórios e como PAPRs e outras máscaras, como a PFF2, podem colaborar com a diminuição dos danos em espaços laborais. Boa leitura!

Respirador PAPR: o que é e suas características

Do inglês “Powered air-purifying respirator”, os PAPR são respiradores com purificação de ar acionada. Esses dispositivos são vestíveis e tem por função remover a impureza do ar, diminuindo assim os riscos de complicações respiratórias de profissionais expostos a gases, gotículas e outras substâncias perigosas ao sistema respiratório.

Os principais benefícios do uso de PAPRs são:

  • Alta eficiência na purificação do ar;
  • Boa proteção contra patógenos;
  • Se receber boa manutenção, pode ser reutilizado.

Esses dispositivos também conseguem conter poeira, pois filtram as partículas sólidas presentes no ar de um ambiente com fuligens, por exemplo.

Como funciona um PAPR?

Isso é possível porque um PAPR tem sistema motorizado conectado a uma bateria. O sistema aciona um ventilador que sopra o ar através de filtros. Dessa forma, todo ar limpo flui para a máscara permitindo uma respiração plena mesmo em ambientes mais poluídos.

Os modelos mais comuns de PAPRs incluem:

  • Uma bateria;
  • Um ventilador motorizado;
  • Cartuchos de filtros;
  • Um capuz ou máscara.

Escolhendo o PAPR ideal: teste de ajuste

Um teste de ajuste é um protocolo utilizado para determinar qual respirador é o mais adequado para cada profissional. Ele leva em consideração o conforto e o encaixe correto para quem vai utilizá-lo, já que não deve haver folga para que não entre ar sem purificação, mas também deve ser confortável e com boa usabilidade.

Uma utilização incorreta diminui a eficácia do respirador PAP e elevam drasticamente os riscos de contaminação respiratória.

Um teste de ajuste ocorre da seguinte maneira:

  1. Uma pessoa da equipe responsável pelo teste é exposta a uma substância de teste, normalmente algo com cheiro forte para fácil identificação, mas sem poder de intoxicação;
  2. Se a pessoa sentir o cheiro ou sabor da substância de teste mesmo utilizando o PAPR, identifica-se um problema na vedação;

Assim vão sendo testadas até que se encontre o ajuste perfeito.

Quais os tipos de respiradores purificadores de ar?

Mesmo com as vantagens da utilização de PAPRs, esses respiradores podem não ser viáveis para todos os profissionais que sofrem com o risco de exposição a gases e outros perigos do ar.

Isso porque por ter um sistema mais complexo de uso e não ser um dispositivo acessível, acabam por não se encaixarem na realidade laboral de muitos profissionais.

Mas existem outros modelos eficientes de respiradores purificadores de ar, como por exemplo as máscaras PFF2.

Os respiradores PFF2 se encaixam no modelo de respiradores de peça facial filtrante. São considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e têm grande poder de filtragem de partículas presentes no ambiente.

Na hora de escolher a máscara mais adequada alguns fatores devem ser levados em consideração, como:

  • O tempo de exposição;
  • O tipo de trabalho;
  • Características das substâncias presentes no ambiente onde a máscara será utilizada.

Além disso, é muito importante se certificar da qualidade dos respiradores. As máscaras PFF2 da SUPREMA AIR possuem certificação do Inmetro e são testadas dentro de padrões rigorosos. Conheça mais sobre os produtos SUPREMA AIR.

Grande abraço.

Pedro Bezerra

SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória

Search

Categorias

Posts Relacionados

Máscara PFF2: Saiba como usar a Máscara PFF2

A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes. Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação

Deixar seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *