NR 15: Proteja seus funcionários dos perigos do ar

Início » NR 15: Proteja seus funcionários dos perigos do ar

NR 15: Proteja seus funcionários dos perigos do ar

Como parte de suas funções, você pode ter que trabalhar em áreas onde precise ficar exposto a poeiras, vapores e fungos. Daí a importância de utilizar uma máscara PFF2, um EPI que oferece proteção respiratória contra contaminantes.

Mas é preciso ter cuidado. Há muitos tipos de máscaras diferentes e não confiáveis, de fabricação duvidosas, disponíveis no mercado. E isso inclui desde simples máscaras contra poeira até aparelhos mais complexos.

Especialista em EPIs de qualidade há anos, a SUPREMA AIR elaborou este guia rápido, mas eficiente, sobre equipamentos respiratórios adequados a NR15. Acompanhe!

A NR 15 e os limites de tolerância

A Norma Regulamentadora 15 estabelece quais atividades devem ser consideradas insalubres, sendo composta de uma parte geral e 13 anexos que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos.

Esses Limites de Tolerância foram estabelecidos com base nos valores norte-americanos de Threshold Limits Values – da American Conference of Governmental Industrial Hygienists – versão de 1976.

Uma vez que os limites dos EUA diziam respeito a jornadas semanais de 40 horas, eles foram adaptados para a jornada oficial brasileira de 48 horas semanais (vigente na época).

O Anexo 12 da NR 15 é o responsável por estabelecer os parâmetros para os perigos relativos à poeira mineral.

Proteção respiratória e a NR 15

As medidas de proteção respiratória devem partir da observância da NR 15, analisando a função e a intensidade da exposição dos trabalhadores ao ambiente.

A Norma refere-se ao controle de inalantes potencialmente prejudiciais à saúde como o asbesto, também conhecido como amianto, a forma fibrosa dos silicatos minerais ( a crisotila ou asbesto branco), a amosita (asbesto marrom), a antofilita, a crocidolita (asbesto azul), a tremolita ou qualquer mistura que contenha um ou vários destes minerais.

Essas partículas como poeiras, fungos, névoas, fumos são facilmente inaladas e podem causar intoxicação, envenenamento, asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica, entre outras alergias.

Para eliminar esses riscos, cada operação deve ser avaliada minuciosamente para determinar as medidas de proteção mais adequadas.

Medidas preventivas

A prevenção à saúde dos colaboradores deve ser planejada, executada e avaliada anualmente. Outros fatores também são importantes para garantir a implementação ativa de medidas de segurança, tais como:

  • Monitore o uso adequados dos EPIs;
  • Manutenção, inspeção, limpeza e desinfecção de respiradores;
  • Avaliação médica;
  • Monitoramento de exposição ocupacional;
  • Descarte do correto do Equipamento de Proteção Individual.

O gerenciamento adequado do plano trará benefícios para funcionários e empregadores. É dever de todo empregador e profissional de segurança do trabalho zelar pela saúde dos colaboradores!

O plano para implementar os requisitos dos padrões regulatórios protegerá e garantirá a integridade física e a saúde dos colaboradores.

Treinamento

Como em todos os departamentos, os colaboradores devem ser treinados antes de realizar qualquer tipo de atividade ou tarefa na jornada de trabalho. Essa é uma medida necessária para prevenir acidentes, utilizar adequadamente os EPIs para proteção respiratória e entender os riscos no ambiente de trabalho.

Por que investir em proteção respiratória?

A primeira grande vantagem de investir em Máscaras PFF2 é promover uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e o bem-estar de toda a equipe!

Ao tomar as medidas cabíveis, como preparação de PPR e fornecimento de EPIs, a empresa melhora significativamente a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Portanto, conforme a equipe se torna mais engajada e motivada, até mesmo a produtividade se beneficia.

O que a empresa ganha com isso?

Reputação. Gere retornos positivos dentro e fora da empresa. A preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores reflete a responsabilidade social no ambiente de trabalho. Hoje, essa imagem corporativa é muito valorizada. E se você é dono de uma revenda de EPI precisa focar nesse ponto para os seus clientes!

Evite riscos desnecessários com colaboradores

Eventuais acidentes de trabalho envolvendo inalação de particulados ou agentes químicos gerados por equipamentos de qualidade duvidosa podem causar problemas de saúde aos colaboradores.

Nesse cenário, um afastamento de funções temporário ou definitivo desse colaborador representa prejuízo, além do desfalque na equipe, o pagamento de multas e indenizações por parte do empregador.

Não aposte a reputação da sua empresa e a saúde da sua equipe! Descubra agora como escolher uma máscara industrial e siga corretamente as recomendações da NR 15.

Grande abraço,

Pedro Bezerra

SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória

Search

Categorias

Posts Relacionados

Máscara PFF2: Saiba como usar a Máscara PFF2

A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes. Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação

Deixar seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *