Nos primeiros meses de 2021, os índices de infectados e óbitos por Covid-19 no Brasil voltaram a crescer de forma alarmante. Com isso, houve um aumento considerável na busca, no Google, por termos como PFF2.
Logo, a procura por esse EPI voltou a crescer. Afinal, embora muita gente saiba que o respirador PFF2 tradicionalmente é mais voltado para atividades do setor industrial, também não se pode negar que a sua eficiência é muito maior do que das máscaras comuns.
O fato é que os respiradores PFF2 são projetadas para promover uma melhor vedação no rosto, de modo que o ar passe através da máscara que contém um elemento filtrante. Isso dificulta a entrada de pequenas partículas com um mínimo de 95% de eficiência de filtração.
Daí o principal motivo da popularização das máscaras PFF2 pelo público comum e não só pela Indústria. Mas é preciso ficar atento ao uso deste EPI.
Máscara de pano ou PFF2 sem válvula?
De acordo com os estudiosos, as máscaras de pano, geralmente são feitas de tecido, algodão e poliéster. Elas não têm o mesmo ajuste das fibras entre si das chamadas PFF2 e nem contêm filtros especiais para a filtração de partículas muito pequenas.
Assim, as máscaras PFF2 têm uma capacidade de filtração de 95% das partículas que estão no ar, enquanto as de pano, quando bem-feitas, com camada dupla ou tripla e bem justas ao contorno do rosto, têm uma capacidade de filtração de até 30%.
No entanto, vale lembrar que nem todo respirador PFF2 deve ser utilizado contra a Covid-19. O EPI é projetado para evitar a inalação de fuligem, fumaça e cinzas, por exemplo.
O que significa PFF?
A sigla PFF significa Peça Facial Filtrante. No Brasil, existem 3 modelos de respiradores: as PFF1, PFF2 e PFF3. As máscaras desse tipo são uma peça facial construída de de material filtrante, que cobre o nariz, a boca e o queixo.
Essa camada de material filtrante possui uma alta porosidade, fazendo com que não haja tanta resistência ao respirar.
Qual a diferença entre máscara e respirador?
Na realidade, o termo máscara PFF2, embora largamente utilizado, é incorreto. O EPI trata-se na verdade de um respirador.
O fato é que, enquanto a máscara não tem um ajuste perfeito ao rosto e permite a passagem de ar pelas suas extremidades, os respiradores vedam muito bem essa saída, encaixando-se de forma a cobrir perfeitamente boca, nariz e queixo.
Máscara PFF2 sem válvula ou com válvula?
Embora o modelo de respirador PFF2 sem válvula seja mais popular, existe também a versão deste EPI com válvula. E, mesmo que isso pareça apenas um detalhe, faz toda a diferença no uso deste equipamento.
O fato é que a máscara PFF2 com válvula facilita a respiração, evitando que se crie um acúmulo de umidade dentro do EPI. Assim, ela é muito útil para atividades com exposição a poeiras, por exemplo.
Já a máscara PFF2 sem válvula é mais indicada para atividades em ambientes com a presença de agentes biológicos, como vírus e bactérias, uma vez que a válvula permitiria a passagem desses agentes pelo respirador.
Logo, não há como dizer se a máscara PFF2 sem válvula é melhor que a com válvula, uma vez que são utilizadas para finalidades distintas. No entanto, quando não há presença de agentes biológicos, há quem prefira usar os modelos com válvula por uma questão de maior conforto na respiração.
Portanto, o principal a se fazer nesses casos é procurar por EPIs de procedência, com selo do INMETRO e Certificado de Aprovação.
Tenha cuidado! Há muitas falsificações no mercado que podem colocar a sua vida e a da sua equipe em perigo.
Na hora de comprar máscara PFF2 sem válvula procure a SUPREMA AIR! Aqui, qualidade, durabilidade e conforto são pré-requisitos indispensáveis para os nossos EPIs.
Muito obrigado por ficar conosco.
Até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória