A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes.
Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação dificultando a entrada de partículas que ofereçam risco a respiração. Mas você sabe usar corretamente a máscara PFF2?
Nesse artigo explicaremos sobre a forma adequada de utilizar esse Equipamento de Proteção Individual e diminuir os riscos de contaminação no ambiente ocupacional. Continue a leitura e descubra porque a máscara PFF2 é fundamental para segurança dos seus colaboradores.
O que é PFF2?
As máscaras PFF2 são um tipo de Peça Facial Filtrante, um equipamento de proteção respiratória em peça única com alta capacidade de retenção de partículas.
O respirador é constituído de material filtrante, que tem uma porosidade capaz de proteger e ainda sim, manter uma respiração confortável durante o uso.
Segundo a norma que regula as máscaras PFF2 no Brasil, esses respiradores devem cobrir nariz, boca e queixo retendo gotículas e garantindo a proteção contra aerossóis contendo agentes contaminantes.
Profissionais que trabalham com produtos químicos, material patogênico, poeiras e névoas devem utilizar essa peça facial filtrante para evitar infecções respiratórias.
Qual a durabilidade da máscara PFF2? A máscara PFF2 pode ser reutilizada?
Se utilizadas corretamente e armazenadas de maneira adequada, os respiradores PFF2 podem ter uma ótima durabilidade. Eles podem ser utilizados durante um turno inteiro.
Outra maneira de saber que chegou a hora de realizar o descarte da sua máscara é percebendo a quantidade de umidade acumulada na peça facial.
Entre os cuidados necessários para aumentar a durabilidade da máscara PFF2 podemos citar:
- Fique atento ao funcionamento do seu respirador;
- Observe se há folga nos elásticos;
- Verifique as condições do material;
- Armazene a máscara de maneira adequada.
Outra dica importante é não tentar lavar o respirador com água, passar álcool ou solvente para limpar. Se a máscara PFF2 estiver suja, ela deve ser descartada seguindo os parâmetros de descarte que pode variar de acordo com os contaminantes aos quais foi exposta.
Quais os tipos de respiradores PFF?
São três os tipos de respiradores PFF disponíveis no mercado. Eles são classificados de acordo com a capacidade de retenção de impurezas. São eles:
- PFF1: ideal para proteção das vias respiratórias contra poeiras e/ou névoas não oleosas e que possui uma eficácia mínima de 80% de filtragem de partículas.
- PFF2: protege as vias respiratórias contra poeiras e névoas não oleosas, que não emitam gases ou vapores. É o respirador PFF mais popular e tem eficácia mínima de 94%.
- PFF3: indicado para profissionais expostos a poeiras, como asbestos, sílica, processamento de minerais, incluindo amianto. A capacidade de filtragem dessas máscaras é de no mínimo 99%.
Há diferença entre as máscaras PFF2 e N95?
Não, são modelos correspondentes. A diferença de nomenclatura se dá pelo país de regulamentação dessas máscaras. Enquanto as N95 seguem a regulamentação dos EUA, a PFF2 está sob as normas brasileiras.
Como comprar máscaras PFF2?
Consideradas como padrão ouro quando o assunto é proteção contra riscos respiratórios, as máscaras PFF2 requerem alguns cuidados na hora de serem adquiridas. Pois, para manter o nível de excelência esperado, é preciso garantir que o produto siga o padrão de qualidade adequado.
Confira abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar na hora da compra dos respiradores para sua empresa.
- Veja se a máscara possui clipe nasal e uma boa configuração anatômica;
- Escolha o modelo com duas tiras para a cabeça;
- O material deve ser confortável e antisséptico;
- Sua composição deve ser de material sintético, contendo elementos filtrantes com tratamento eletrostático.
Além disso, é fundamental que suas máscaras PFF2 possuam Certificado de Aprovação, resguardando assim a proteção respiratória mais adequada para os seus colaboradores. Conheça os produtos da SUPREMA AIR e garanta respiradores com alto padrão de qualidade para o Programa de Proteção Respiratória da sua empresa.
Muito obrigado por ficar conosco.
Até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória
2 respostas
O mercado já conta com modelo de máscara PFF2 com elásticos para colocação nas orelhas e com CA. A vedação fica garantida ?
Eliana, boa tarde.
O que podemos te dizer é que a nossa tem uma fixação diferente. Ela não é colocada nas orelhas.
Nosso produto tem excelente fixação e tem CA também.
Abraços,
SUPREMA AIR