Padrões OSHA mais rigorosos destacam EPI para pó de sílica

Início » Padrões OSHA mais rigorosos destacam EPI para pó de sílica

Padrões OSHA mais rigorosos destacam EPI para pó de sílica

Você sabe a importância do EPI para pó de sílica?

Esse é um composto que oferece risco de danos graves para a saúde de quem tem contato direto e constante.

Nesse artigo, explicamos um pouco mais sobre a necessidade do EPI para pó de sílica e quais efeitos colaterais a substância pode provocar. Continue a leitura!

O que é o pó de sílica?

O pó de sílica, ou também chamado de poeira de sílica, é um componente químico (SiO2) bastante presente em areias, rochas e outros minérios.

Do ponto de vista químico, trata-se do segundo mineral mais comum na Terra. Do ponto de vista econômico, é uma das matérias-primas mais utilizadas na fabricação de vidros e louças. Sendo assim, trabalhadores que atuam em minas, setores da construção civil e da indústria química estão sempre em contato com essa substância.

Apesar da sua abundância no ambiente, é uma substância que oferece diversos riscos à saúde por ter partículas minúsculas — é 100 vezes menor do que os grãos de areia da praia — que podem entrar no nosso corpo e causar danos irreversíveis.

Quais são os perigos da exposição ao pó de sílica para a saúde?

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de três milhões de pessoas estão expostas ao pó de sílica anualmente e, portanto, suscetíveis aos diversos riscos à saúde que esse componente causa.

Dentre as diversas doenças causadas por essa substância, algumas delas são:

Silicose

A constante inalação da poeira de sílica pode provocar danos severos em vários órgãos, mas, sobretudo, no pulmão.

Essa exposição causa uma inflamação no pulmão, resultando em nódulos e formando a fibrose pulmonar. Alguns dos efeitos colaterais dessa condição, é a falta de ar, tosse seca, tontura, febre, aumento do tamanho do coração, dentre outros.

Um dos grandes problemas dessa doença é o seu diagnóstico. Pode levar entre 10 a 30 anos para realmente afetar severamente a saúde de uma pessoa.

Além disso, não existe cura para a doença, apenas o tratamento com medicamentos e, em alguns casos mais graves, a necessidade de transplante de pulmão.

Câncer de Pulmão

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), trabalhadores expostos constantemente ao pó de sílica possuem um risco de 2 a 3 vezes maior de câncer de pulmão comparando com a população em geral.

Isso ocorre porque a poeira provoca danos nos tecidos do pulmão e o contato com as partículas podem aumentar a produção de células anormais.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Geralmente, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada pela fumaça do cigarro, mas também pode ser causada pela constante inalação da poeira de sílica.

Essa condição provoca enfisema pulmonar ou bronquite crônica que pode parar a respiração de vez e ainda reduzir a circulação do oxigênio no sangue, aumentando o risco de AVC ou infarto.

Outras doenças

A lista de enfermidades provocadas pelo pó de sílica é grande e ainda podemos citar:

  • esclerose sistêmica;
  • artrite reumatoide;
  • lúpus;
  • anemia hemolítica;
  • câncer de estômago;
  • câncer de fígado;
  • dentre outros.

Quais são os EPIs recomendados para proteção contra pó de sílica?

Em relação aos EPIs recomendados para proteção contra pó de sílica, sem dúvidas, o principal é o respirador para filtrar as partículas.

Nesse caso, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) indica a utilização de máscaras com filtros iguais ou melhores que a N95 por ser um modelo que diminui a concentração para uma quantidade bem abaixo da OSHA.

Além disso, deve-se proteger a pele e os cabelos com a uniformização correta, visto que a poeira de sílica também penetra no corpo pela pele.

Na SUPREMA AIR, temos a Máscara PFF2 com alta capacidade de retenção de partículas sólidas e líquidas à base de água, protegendo você contra os riscos dessa substância para a saúde. Peça seu orçamento agora!

Você trabalha com a poeira de sílica? Conte nos comentários!

Estamos à sua disposição!

Grande abraço e até o próximo artigo!

Pedro Bezerra

SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória

Search

Categorias

Posts Relacionados

Máscara PFF2: Saiba como usar a Máscara PFF2

A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes. Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação

Deixar seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *