Apesar de parecer inofensivo, é essencial a utilização de EPIs para limpeza de mofo de qualquer ambiente.
O mofo pode prejudicar a saúde de diversas formas diferentes, sobretudo a parte da respiração. Por isso, indica-se sempre o uso do vestuário correto.
Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar o EPI para limpeza de mofo que você precisa usar! Continue a leitura…
O que é o mofo? Como se forma?
O mofo é um conjunto de microrganismos composto por diversos tipos de fungos que se multiplicam rapidamente em diversos ambientes diferentes, como solo, madeira, parede, tecido, material de construção, dentre outros.
Ou seja, ele pode se proliferar em diversos ambientes por precisar apenas de dois elementos: umidade e oxigênio. Não precisam nem de luz solar para crescer.
Sem o auxílio do microscópio, não é possível enxergar os fungos, de modo que vemos somente a estrutura formada por ele, os chamados esporos.
O esporo é uma unidade de reprodução dos fungos que se projeta no ambiente através de manchas escuras e pode ser inalada pelas pessoas presentes no local, causando infecções e sintomas de alergia.
Quais são as consequências para saúde da exposição ao mofo?
O mofo pode ser altamente prejudicial para quem tem uma exposição direta e constante.
Esse efeito é ainda mais nocivo em pessoas com problemas respiratórios ou sistema imunológico frágil, então, indivíduos com alergia, sinusite, asma e demais problemas precisam evitar sempre o contato direto com os fungos.
Nesse sentido, alguns efeitos comuns são:
- Irritação nos olhos;
- Congestinamento do nariz;
- Tosse
- Espirros;
- Caroços na pele;
- Falta de ar;
- Agravamento da asma.
A depender da exposição, existem ainda consequências piores. Caso alguma partícula de fungo ultrapasse a barreira de pelos das narinas e chegue até o pulmão, pode provocar doenças respiratórias graves, tais como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.
Além disso, esses efeitos provocam reações maiores em crianças e idosos.
Quais são os EPIs para limpeza de mofo?
Devido aos perigos da exposição ao mofo, os EPIs são necessários para evitar o contato direto e proteger profissionais que se expõem ao fungo constantemente.
Segundo a OSHA (Occupational Safety and Health Administration), a EPA (Environmental Protection Agency) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os EPIs para limpeza de mofo mais recomendados são:
- óculos não ventilados — evitar a irritação dos olhos;
- luvas longas de borracha — previne irritar ou queimar a pele com o contato direto;
- macacão descartável — evita o contato com a pele.
Além disso, é essencial um respirador semi-facial ou de rosto inteiro para impedir a inalação das toxinas do modo, como as máscaras PFF2.
A Máscara PFF2 possui uma alta capacidade de retenção de partículas sólidas e líquidas à base de água, sendo assim uma excelente opção para quem precisa lidar com fungos. Conta com 94% de eficiência no mínimo.
Na SUPREMA AIR, temos esse respirador disponível para você se proteger ou proteger seus funcionários em ambientes com a incidência do mofo. Peça seu orçamento agora!
Você já teve problemas de saúde por causa do mofo? Conte nos comentários!
Abraços e até o próximo artigo!
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória