Diferença entre as máscaras de proteção respiratória PFF1, PFF2 e PFF3

Início » Diferença entre as máscaras de proteção respiratória PFF1, PFF2 e PFF3

Diferença entre as máscaras de proteção respiratória PFF1, PFF2 e PFF3

Desde março de 2020, o mundo dos EPIs se tornou uma parte nova e sempre presente em nossas vidas. Com as restrições em constante mudança, muitas pessoas querem se sentir prontas e protegidas para ainda viver suas vidas cotidianas. 

A realidade para a maioria de nós é que não podemos ficar dentro de casa o tempo todo. A vida moderna exige que saiamos. E, quando saímos, é extremamente importante que usemos máscaras de proteção.

Mas existem tantas máscaras de proteção diferentes no mercado atualmente que é difícil saber qual escolher. Por isso, separamos um guia rápido sobre as principais máscaras para o ambiente de trabalho em fábricas e indústrias que podem proteger não só da Covid, mas de partículas minúsculas que também pode fazer mal à sua saúde.

Acompanhe!

Qual máscara de proteção escolher?

As máscaras respiratórias PFF (Peça Semifacial Filtrante) são projetadas para filtrar as impurezas que possam estar presentes no ar e evitar sua contaminação.

Esse tipo de respirador normalmente é descartável, não necessitando de manutenção. De acordo com sua capacidade de filtragem, eles se classificam em:

PFF1

Este tipo de máscara respiratória protege contra materiais como poeiras ou névoas não oleosas, que não desprendam gases ou vapores tóxicos; fibras têxteis, poeiras vegetais (trigo, arroz, milho, etc.), cimento refinado, minério de ferro, minério de carvão, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras de lixamento e esmerilhamento.

Sua capacidade de filtragem é de 80% e não devem ser utilizadas para proteção contra amianto (asbesto), sílica e fumos.

PFF2

São comuns entre trabalhadores da construção civil por serem altamente eficazes na proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas, minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, névoas não oleosas, que não desprendam gases ou vapores tóxicos; fibras têxteis, poeiras vegetais (trigo, arroz, milho, etc.), poeiras de lixamento e esmerilhamento.

Também são utilizadas para redução a agentes biológicos potencialmente patogênicos. No entanto, devem ser utilizadas mediante o conhecimento e aprovação da área de segurança e medicina do trabalho.

Sua utilização em procedimentos médicos ou odontológicos ou na proteção contra amianto (asbesto) não é recomendada.

Seu nível de filtragem é de 95%. Ela também é conhecida como máscara PFF2 N95 ou N95.

PFF3

A máscara que oferece o mais alto nível de proteção protege contra materiais em concentrações contra partículas tóxicas finíssimas e radionuclídeos (penetração máxima através do filtro de 0,1%).

Ou seja, seu poder de filtragem é mais alto do que a PFF1 e a PFF2, tendo uma eficiência de filtração bacteriana de 99%. Ela também pode bloquear aerossóis, líquidos e sólidos.

As diretrizes atuais da ABNT estipulam máscaras faciais PFF3 para controle de infecção bacteriana e viral quando o contágio se espalha por meio de tosse e espirro (como com o coronavírus). 

Elas também são usadas ​​por profissionais de saúde ao manusear produtos químicos farmacêuticos perigosos.

Recomendações gerais

De acordo com a NBR 13698, os fabricantes devem informar que a PFF deve ser descartada após no máximo o uso por um turno de trabalho, ou seja, de 8 a 12 horas, se aplicável. 

Esse EPI, deve ser trocado sempre que for rasgado, perfurado, muito sujo, molhado de suor ou se o usuário perceber cheiro ou gosto de material gasoso.

Pode parecer difícil de respirar com elas, mas não é. As máscaras PFF são idealizadas para ficarem muito bem ajustadas ao rosto, o que é fundamental para não deixarmos o caminho livre para o vírus. 

Como escolher a máscara de proteção ideal?

A maioria das máscaras PFF são fabricadas para uso em construção e outros trabalhos de tipo industrial que expõem os trabalhadores a poeira e pequenas partículas. Elas são regulamentadas pelo INMETRO e, quando fabricadas por uma empresa séria, também possuem o CA (Certificado de Aprovação).

Após acompanhar todo este material você ainda tem alguma dúvida? Se sim, deixe nos comentários, teremos um grande prazer em continuar esta conversa!

E claro, evite surpresas e falsificações, adquira EPIs de qualidade e procedência comprovada. Conheça as máscaras PFF da SUPREMA AIR.

Um grande abraço e até breve!

Pedro Bezerra

SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória

Search

Categorias

Posts Relacionados

Máscara PFF2: Saiba como usar a Máscara PFF2

A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes. Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação

Deixar seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *