O DDS Proteção Respiratória é uma prática que pode preservar a saúde de seus colaboradores e prevenir diversas doenças do trabalho decorrentes da inalação de resíduos tóxicos.
Sendo assim, vale a pena implementar essa medida no seu ambiente de trabalho a fim de preservar mais a integridade física de seus colaboradores e evitar possíveis prejuízos no futuro.
Quer saber mais como funciona o DDS Proteção Respiratória? Continue lendo esse artigo!
O que é o DDS?
DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma medida de conscientização dos trabalhadores para prevenir possíveis acidentes de trabalho. Ele funciona como um lembrete para que todos envolvidos respeitem as normas de segurança e utilizem os equipamentos de proteção.
Essa ação dura, em média, de 15 minutos a meia hora e é realizada por um profissional com conhecimento em Segurança do Trabalho, que pode ser o Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo, Engenheiro de Segurança ou especialista contratado para essa finalidade.
Todo o diálogo precisa ocorrer de maneira planejada para cobrir todas as informações necessárias para o trabalho sem ocupar demais o seu tempo.
Qual é a importância do DDS?
Considerando que existem dezenas de normas de segurança, os colaboradores podem negligenciar algumas regras ou até mesmo esquecer no meio da rotina agitada de trabalho.
No entanto, sabemos que isso não pode acontecer. O Brasil é o 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho!
Portanto, é preciso prezar e fiscalizar constantemente a aplicação das recomendações certas de segurança do trabalho.
Por meio do DDS, é possível reforçar cuidados importantes com a proteção e, assim, evitar possíveis transtornos com acidentes do trabalho.
Algumas vantagens de implementar o Diálogo Diário de Segurança são:
- Reduz riscos de acidentes
- Preserva a saúde dos colaboradores
- Aumento no engajamento da equipe
- Previne custos futuros
DDS Proteção Respiratória é essencial
Dentre as diversas atividades, aquelas que envolvem poeira, fumo, névoa, gás ou vapor precisam de uma atenção maior da empresa com os colaboradores envolvidos na operação, visto que a inalação de poeira e outros resíduos podem provocar sérios danos à saúde do trabalhador.
Sendo assim, o DDS Proteção Respiratória é uma ferramenta essencial para ressaltar as normas de segurança e preservar a saúde dos seus colaboradores.
Nesse sentido, a medida vai instruir os trabalhadores a utilizarem o equipamento correto e reforçar os cuidados com ao realizar as atividades.
Em relação aos equipamentos, os respiradores são os principais a serem instruídos.
Primeiro, eles precisam estar limpos, descontaminados e higienizados para a sua utilização. Além disso, devem ter um filtro capaz de diferenciar cada contaminante ou partícula. É fundamental também que a máscara esteja ajustada para vedar completamente a entrada do ar poluído. Por fim, claro, precisa sempre ser utilizado enquanto está no ambiente com exposição aos resíduos.
É essencial ter uma atenção maior com conscientização dos trabalhadores que cumprem seu ofício em um ambiente propício para a inalação de resíduos. Dentre os diversos riscos relacionados a essas atividades, podemos citar:
- Câncer de pulmão;
- Falta de ar;
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
- Esclerose sistêmica;
- Artrite reumatoide;
- dentre outros problemas sérios.
Nesse sentido, a Máscara PFF2 é excelente para profissionais que atuam em áreas propícias para a inalação de resíduos, visto que é eficaz na retenção de partículas sólidas e líquidas à base de água e protege contra a entrada de diversas substâncias nocivas para a saúde.
Temos esse respirador aqui na SUPREMA AIR à sua disposição, bem como outros produtos de segurança do trabalho. Peça seu orçamento agora!
Sua empresa implementa o DDS? Conte nos comentários sua experiência com a prática!
Um grande abraço e até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória