Construir sua autoconfiança é um exercício diário que produz enormes benefícios para a vida profissional e pessoal de uma pessoa, os quais foram fundamentais durante a pandemia da Covid-19.
Afinal, com a confiança elevada, você torna-se mais capaz de encarar desafios, executar planos que estavam há anos parados — sobretudo, devido ao medo — e conquistar resultados incríveis!
Para te ajudar a melhorar a autoconfiança e garantir essas e muitas outras vantagens, reunimos 7 hábitos nesse conteúdo para serem colocados em prática diariamente.
Boa leitura!
Pratique a comunicação assertiva
A comunicação assertiva é firme e possui um ritmo agradável, capaz de prender a atenção do ouvinte. Pessoas com esse modelo de comunicação costumam ser vistas como fortes e confiantes.
Então, agregar essa característica em sua comunicação é uma excelente maneira de construir essa imagem, tanto para as outras pessoas, como também para você mesmo.
Para melhorar a assertividade na sua comunicação, treine o máximo possível. Simule diálogos ou discursos, evitando pausas ou vícios de falas — o famoso “é…”
Além disso, explore a linguagem corporal, sobretudo os gestos, fortalecendo ainda mais sua imagem de confiança e certeza em relação ao que está sendo dito. Busque também estudar discursos de bons oradores, analisando a maneira como eles se comunicam e agregando as melhores características à sua própria fala.
Execute seus planos
Ao colocar em prática objetivos deixados de lado, a autoconfiança é forçada a se manifestar, como uma maneira de defender a decisão tomada pela pessoa — afinal, ninguém gosta de assumir que está errado.
Desse modo, mesmo que o plano falhe (ou gere resultados abaixo do imaginado) você terá exercitado a autoconfiança, ganhando coragem para colocar mais um objetivo em prática!
Tenha uma postura positiva
A positividade influencia bastante nos nossos resultados e sentimentos, inclusive, na autoconfiança. Por isso, estar cercado de energia positiva — tanto externas como internas — é uma excelente maneira de exercitar essa autoimagem.
Lembrando que a positividade deve ser trabalhada por fora, buscando possuir ao seu redor pessoas com pensamentos positivos, como também por dentro.
Para exercitar essa segunda positividade, você deve agregar em sua vida hábitos e posturas menos negativas. Por exemplo:
- Ao invés de reclamar das coisas ruins, agradeça pelas boas;
- Cumprimente e sorria para as pessoas, mesmo aquelas desconhecidas;
- Busque enxergar o lado positivo, sobretudo em situações de maior risco.
O último exercício será fundamental para aumentar sua confiança diante situações complicadas, que podem trazer excelentes benefícios ao seu futuro — não estamos dizendo que você deve ser imprudente, mas tentar focar mais nas vantagens, em vez de desistir na primeira dificuldade.
Não se compare com outras pessoas
Ninguém é igual a ninguém.
Cada pessoa possui seus próprios ideais, história de vida, dificuldades e obstáculos, objetivos, sentimentos… Inclusive, o seu conceito de sucesso nem sempre será o mesmo para todos, sobretudo relacionado ao material.
Então, se não somos iguais, por que devemos comparar nossas conquistas com as das outras pessoas? Por que devemos nos sentir mal por não ter alcançado um objetivo, enquanto o outro cumpriu todos?
Não faz nenhum sentido, não é mesmo?
Por isso, ao invés de comparar-se com outras pessoas, celebre as suas conquistas! Independente do tamanho ou esforço dedicado, festeje tudo que você conseguiu alcançar até esse momento, aumentando a sua autoconfiança, autoestima e até mesmo o amor-próprio.
Busque o autoconhecimento
Conheça o seu estilo, as coisas que te fazem feliz (ou triste), os objetivos profissionais e pessoais, conceito de sucesso, personalidade… Enfim, todas as características que te definem.
E claro: descubra e explore os seus pontos fortes! Foque nas coisas em que você se destaca, tomando consciência diariamente da sua própria capacidade em alcançar o sucesso que você almeja.
Uma maneira de exercitar essas características é criando uma lista com 10 ou 20 qualidades, justificando cada uma delas e analisando-as todos os dias, antes de iniciar os afazeres da rotina.
Essa confirmação dos seus pontos fortes vai ajudar a estimular a autoconfiança e te manter preparado para enfrentar todos os obstáculos do dia.
Supere uma dificuldade
Possui um problema em sua vida, que você não consegue superar? Que ainda não reuniu coragem suficiente para eliminar? Esse é o momento para isso!
Contudo, evite colocar como prioridade uma dificuldade muito complicada ou que está fora do seu alcance naquele momento.
Por exemplo, caso você more de aluguel e não consiga comprar um imóvel próprio, não determine que esse problema será superado em dois meses. Ao invés disso, foque em problemas mais simples ou reparta esse objetivo em pequenas metas — economizar 20% do salário, procurar uma renda extra, analisar opções de crédito imobiliário…
Assim, será mais prático superar uma dificuldade, sem prejudicar sua autoconfiança.
Faça algo prazeroso
Não esqueça da sua felicidade! Mesmo em meio a rotina agitada, separe um dia da semana para fazer algo prazeroso.
Esse momento de felicidade será uma recompensa para sua autoconfiança, após ela ter te dado forças durante a semana para superar desafios, executar planos e conquistar objetivos.
Comente quais hábitos você já pratica diariamente e como influenciam na sua autoconfiança!
Grande abraço,
Pedro Bezerra
SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória