Medicamentos opioides: como lidar com segurança no local de trabalho

Início » Medicamentos opioides: como lidar com segurança no local de trabalho

Medicamentos opioides: como lidar com segurança no local de trabalho

A exposição a medicamentos opioides em ambiente de trabalho é uma preocupação devido aos riscos ocasionados pela ingestão ou inalação não intencional dessas substâncias.

Por se tratar de substâncias extremamente potentes, cuidados preventivos em locais de alto risco de exposição são necessários para preservar a saúde dos profissionais.

Nesse artigo, identificamos quais substâncias são consideradas opioides e quais os riscos que profissionais sem EPIs sofrem ao serem indevidamente expostos a esse composto químico. Acompanhe!

O que são opioides?

São considerados opioides todas as substâncias originadas do ópio, que por sua vez é extraído da papoula. Os opioides são consideradas substâncias psicoativas, pois agem no sistema nervoso central.

O primeiro opioide sintetizado em laboratório foi a morfina, que recebeu esse nome em referência a divindade do sono na mitologia grega, Morfeu. Isso porque quando a substância foi sintetizada pelo cientista Friedrich Serturner, ele ressaltou seu efeito analgésico.

Tipos de opioides

Algumas substâncias opioides são utilizadas para analgesia, mas com restrição e sob orientação médica. Isso porque seu uso contínuo pode causar dependência e até mesmo levar a óbito.

Os tipos mais conhecidos de opioides são:

  • Oxicodona;
  • Metadona;
  • Morfina;
  • Hidrocodona;
  • Fentanil entre outros.

A heroína também é um tipo de opioide, mas seu uso é considerado ilícito. Nos EUA, onde o uso desse opioide é considerado uma epidemia, dezenas de pessoas morrem por dia em decorrência do abuso dessa substância.

Uso clínico de opioide

Os medicamentos opioides são utilizados para tratamento de dores e como anestésicos. Mas para evitar quadros de dependência e os efeitos colaterais acarretados por esses medicamentos, cada vez mais sua utilização vem se tornando restrita a casos graves de dor aguda ou condições crônicas.

Exposição ocupacional a opioides

Um grande número de profissionais sob a exposição potencial de substâncias opioides, e entre elas podemos destacar:

  • Equipes de saúde;
  • Profissionais da segurança pública;
  • Pesquisadores;
  • Farmacêuticos e demais profissionais da indústria farmacêutica;
  • Profissionais de apoio psicossocial entre outros.

E essa exposição não intencional a opioides em ambiente de trabalho pode ocorrer durante a execução de tarefas laborais como, por exemplo, a remoção de drogas de locais públicos ou na manipulação de substâncias em laboratório.

Por isso é de extrema importância que pessoas que trabalham em ambientes como esses utilizem sempre EPIs adequadamente, incluindo máscaras PFF2 e luvas de proteção.

Os riscos da exposição a opioides e a importância do uso de EPIs

O uso adequado dos EPIs não é importante apenas para os trabalhadores que são expostos diretamente às substâncias, mas também para manter a segurança de todos que podem ter contato com eles posteriormente.

Reduzir os riscos de contaminação é fundamental para que partículas de opioides não circulem por meio de roupas, cabelos e sapatos, por exemplo, e afetem outras pessoas. 

É muito importante que os profissionais também recebam instruções sobre o uso e descarte de EPIs contaminados. O armazenamento e descarte correto podem diminuir consideravelmente os riscos de contaminação com essas substâncias.

Mas caso ocorra suspeita de contaminação, é fundamental estar atento aos sinais físicos. Entre os efeitos que ajudam a detectar se uma pessoa foi intoxicada por opioides estão:

  • Pupilas dilatadas;
  • Unhas arroxeadas;
  • Pele fria e úmida;
  • Imobilidade súbita e estado de inconsciência.

EPIs recomendados para proteção a opioides

Os Equipamentos de Proteção Individual recomendados a profissionais com risco de exposição a opioides incluem luvas nitrílicas, óculos de proteção e respiradores PFF2.

As máscaras PFF2 não devem ser reutilizadas e o seu uso deve estar de acordo com as práticas de segurança do equipamento.

Para saber mais sobre as máscaras PFF2 e o uso mais adequado desse importante equipamento de proteção, continue acompanhando os conteúdos da SUPREMA AIR.

Grande abraço e até o próximo blogpost.

Pedro Bezerra

SUPREMA AIR | EPIs para Proteção Respiratória

Search

Categorias

Posts Relacionados

Máscara PFF2: Saiba como usar a Máscara PFF2

A máscara PFF2 é o equipamento de proteção individual ideal para profissionais que trabalham expostos a agentes contaminantes. Com uma alta capacidade de filtragem, essas máscaras promovem uma ótima vedação

Deixar seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *